SUJEITO E SENTIDO NA MUSICALIDADE DO HIP HOP: UMA ANÁLISE DISCURSIVA

Raphael de Morais Trajano

Resumo


Este artigo apresenta um recorte sucinto de uma das questões que se impõe como impasse e reclama teorização, em nossa tese de doutorado em Estudos de Linguagem, a qual investiga o modo como sujeitos (se) significam o (no) social, tomando como objetos de análise as materialidades linguística, imagética e musical de um videoclipe de hip hop publicado do Youtube.com. A filiação à perspectiva teórica da Análise do Discurso (PÊCHEUX, 1969) fundamenta esta discussão sobre a constituição histórica dos sujeitos e dos sentidos na/pela linguagem da música. Reconhecendo a materialidade enquanto modo significante por que o sentido se formula, almeja-se dar início a uma proposta de ruptura da transparência do sentido pelo trabalho com a relação entre materialidade significante e história (LAGAZZI, 2010, p. 173). Desse modo, propomos reflexões teórico-metodológicas sobre caminhos (im)possíveis em análises de como sujeito e sentido se inscrevem na sonoridade - em que se inclui o silêncio - que constitui a musicalidade do hip hop.

PALAVRAS-CHAVE: música, linguagem, discurso, sujeito, sentido.


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