POÉTICAS DA RUÍNA: UM ESTUDO DAS RELAÇÕES ENTRE HISTÓRIA E LITERATURA NAS OBRAS DE BERNARDO CARVALHO
Resumo
RESUMO: Segundo Paul Ricoeur (2010a), há entre a atividade de narrar uma história e o caráter temporal da experiência humana uma correlação que não é puramente acidental, mas apresenta uma forma de necessidade transcultural. Se considerarmos, portanto, que o tempo torna-se  humano  na  medida  em  que está  articulado  de  modo  narrativo,  produzindo  a continuidade e a unidade de nossa consciência, perceberemos que ao longo da história várias foram as tentativas de se compreender seus mecanismos de funcionamento. Tais tentativas, por sua vez, reduziam-se ao estabelecimento de um padrão regular e homogêneo na relação passado/presente  responsável  por  guiar  nossas  experiências  do  mundo.  Entretanto, reconhecendo os procedimentos de controle e exclusão de todo discurso que se pretende verdadeiro e a impossibilidade de conhecermos o passado em sua totalidade, ficção pós-moderna sugere que mudemos nosso horizonte de análise, direcionando nossa atenção para ossistemas de signos narrativizados que conferem forma à nossa experiência temporal. E é justamente  nesse  contexto  metaficcionalmente  autoconsciente  que  o  presente  encontra-se inserido. Questionando a maneira pela qual conhecemos o tempo passado e suas implicações no tempo presente, a literatura contemporânea desconstrói a noção de centro, de uma imagemtransitiva de “verdade”, abrindo espaço para novas marcas temporais e identitárias. A partir dessa  perspectiva,  analisaremos  os  romances Nove  noitese O  filho  da  mãe,  ambos  do brasileiro Bernardo Carvalho.
		Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.