(RES) SIGNIFICANDO O ENSINO DE LITERATURA: UMA EXPERIÊNCIA DE CÍRCULO DE LEITURA E LEITURA SUBJETIVA COM ALUNOS DE ENSINO MÉDIO

Daniela Aguiar Barbosa

Resumo


Este trabalho tem por objetivo geral apresentar uma experiência de intervenção didática no que diz respeito à Educação Literária em turmas de Ensino Médio. Na perspectiva utilizada, além do engajamento do corpo por meio da vocalização poética, da canção feito poesia e da performance, questionamos também quais obras e qual tipo de leitura a escola deve estimular. Para tanto, analisaremos uma experiência de círculo de leitura realizada por alunos do Ensino Médio da Escola Técnica Estadual Agrícola Antonio Sarlo, localizada em Campos dos Goytacazes. Neste trabalho, buscamos uma formação transformadora do leitor por meio da experimentação sensorial da leitura e a apropriação pessoal do texto, favorecida pelos debates acerca de identificações a respeito das leituras realizadas. Do ponto de vista teórico, este texto versa sobre os documentos educacionais publicados pelo Ministério da Educação e fundamenta-se em vozes autorais como as de Paul Zumthor, Annie Rouxel e Fernanda Medeiros que ajudam a pensar numa experiência de Educação Literária por outras vias, de outros modos, num processo de (res) significação do ensino.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.