CRENÇAS E EXPRESSÕES METAFÓRICAS NOS DISCURSOS E PRÁTICAS AVALIATIVAS DE ALUNOS E PROFESSORES DE LÍNGUA INGLESA

Deborah Regina Jotta Mendes dos Santos

Resumo


O ensino de língua inglesa tem recebido atenção especial nas escolas públicas regulares da Cidade do Rio de Janeiro, por conta dos últimos eventos realizados na cidade. No entanto, como professora de inglês da rede municipal, continuo ouvindo insatisfações sobre este ensino tanto da parte dos colegas de profissão quanto da parte dos alunos. Diante deste fato, percebe-se a necessidade de se continuar refletindo sobre as principais questões que abarcam o ensino de línguas estrangeiras nas escolas regulares. Este trabalho, em andamento, pretende investigar as crenças (Barcelos, 2006) e expressões metafóricas inseridas nos discursos e nas práticas avaliativas de professores de inglês e alunos, as convergências e divergências entre elas, como estas crenças interferem na prática pedagógica dos professores e no processo de ensino-aprendizagem do aluno. O eixo teórico que norteia este trabalho é o da teoria da metáfora conceptual (Lakoff& Johnson, 1980/2002) cujo ponto principal é que vivemos de acordo com as metáforas que existem na nossa cultura (Sardinha, 2007). As metáforas conceptuais se mostram relevantes para o acesso a crenças de indivíduos e grupos sociais, bem como para a investigação sobre manutenção ou transformação de relações e práticas sociais (Almeida, 2009). Esta pesquisa enquadra-se dentro de uma perspectiva qualitativa e toma como base a abordagem contextual. Os instrumentos de pesquisa, a princípio, serão, para os professores, questionáriossemi-abertos e, para os alunos, desenhos. Os professores e alunos selecionados serão da Rede Municipal do Rio de Janeiro e atuam no sexto ano.

PALAVRAS-CHAVE: crenças, metáfora conceptual, avaliação.


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