YOUTUBERS: UM DOCUMENTO ORAL PROPÍCIO PARA A ABORDAGEM SOCIOLINGUÍSTICA NA AULA DE LÍNGUA ESTRANGEIRA

Aline Santos de Lima

Resumo


Pensando na importância do estudo da língua como ferramenta de interação social e tendo em vista que ela é composta de diferentes tipos de registro, consideramos que o principal objetivo do ensino de uma língua é proporcionar ao aprendiz a competência comunicativa que lhe permita transitar nas mais diversas situações de fala. Visamos, portanto, mostrar que, apesar de haver um grande preconceito linguístico em torno do uso da variante popular, faz-se importante, nas aulas de idiomas, o estudo e a aplicabilidade dessa linguagem, visto que para se chegar a um enunciado satisfatório, o falante tem de fazer com que a língua se adapte à situação, seja ela qual for, tendo a linguagem como um instrumento a seu dispor. Como professores ativos de língua estrangeira no Ensino Básico, com público-alvo na faixa etária entre 11 e 17 anos, consideramos conveniente para a prática pedagógica o uso de materiais autênticos, visto que tais documentos podem ser grandes aliados do professor que deseja ir além do livro didático e se propõe a explorar, em sala de aula, a cultura e a realidade recente dos povos que falam determinada língua, tornando, com isso, o aprendizado extremamente significativo para a vida dos estudantes. Trazemos como exemplo de material autêntico o vídeo de um youtuber francês, por considerá-lo um bom documento audiovisual a ser aplicado nas aulas de Francês Língua Estrangeira, tendo em vista que há nele a abordagem de temas de interesse do público-alvo permitindo-lhe o contato próximo com a língua estrangeira em estudo, suas variantes e sua cultura. Nossa análise tem como suporte teórico a semiolinguística de Patrick Charaudeau, os estudos sobre representação linguística de Louis-Jean Calvet e as abordagens sobre representação social de Serge Moscovici.

PALAVRAS-CHAVE: ensino de língua, material autêntico, representação linguística, representação social, semiolinguística


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.