QUANDO LECIONAR PODE VIRAR CRIME: A PRÁTICA DOCENTE NA ÓTICA DO MOVIMENTO ‘ESCOLA SEM PARTIDO’

Fabiany Carneiro de Melo

Resumo


O presente artigobusca analisar discursivamente a visão sobre o professor e seu trabalho à luz do movimento ‘Escola sem Partido’. Sob o lema ‘educação sem doutrinação’, dito movimento defende uma lei contra ‘o abuso da liberdade de ensinar’. Utilizandoos projetos de leis propostos para implantação das suas ações a nível nacional (PLs 867/2014 e 193/2016), conteúdos de seu website e memes em suportes virtuaiscomo corpora e valendo-nos dos pressupostos teóricos da Análise do Discurso de base enunciativa - com estudos realizados por Maingueneau (1997; 2008) e das contribuições de Foucault (2008) -, objetivamos: a) analisar discursivamente os sentidos estabelecidos na relação escola-professor-sociedade-educação através dos discursos que se instauram nas práticas do movimento e b) mapear de que forma são constituídos os sujeitos diretamente envolvidos no processo educacional - professor, aluno e escola - a partir de referências trazidas nestas materialidades. Partimos de uma análise qualitativa dos pressupostos educacionais brasileiros e da prática docente na ótica de um movimento que que vem ganhando destaque no cenário político-educacional do país, tencionando averiguar a quem servem de fato os discursos que se instauram em suas práticas.

 

PALAVRAS-CHAVE: Análise do Discurso, Educação, Escola sem Partido, Prática docente, Projetos de lei.


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