ANÁLISE DISCURSIVA DAS IDENTIDADES DOS ALUNOS NOS LIVROS DIDÁTICOS DE ESPANHOL

Bruna Maria Silva Silvério

Resumo


Este trabalho apresentará o andamento da pesquisa de Doutorado, que tem como tema a identidade dos alunos nos livros didáticos de espanhol. Para sua realização, serão analisadas coleções de livros didáticos aprovadas no Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) desde 2011, quando ocorreu a primeira edição do PNLD que incluiu as línguas estrangeiras (espanhol e inglês) no processo de avaliação e distribuição de LDs aos estudantes das escolas públicas. Assim, por meio da análise discursiva, o trabalho visa a identificar as questões de identidade nos textos dos livros selecionados, verificar de que forma são construídas as identidades dos alunos nos enunciados do LD, além de comparar a abordagem do tema entre as coleções. Com relação à fundamentação teórica, referente às questões identitárias toma-se como referência os principais autores que abordam o tema de cultura, identidade e ensino, tais como Woodward (2011), Hall (2011), Coracini (2007) e Silva (2011). Para a realização da análise dos enunciados, o trabalho fundamenta-se em perspectivas discursivas, baseando-se em autores que tomam a linguagem enquanto construção social, como Bahktin (2011), principalmente no que diz respeito aos gêneros do discurso e ao dialogismo,- e Maingueneau (2011), focando-se nas suas propostas de análise discursiva. Ao longo do trabalho, será feita uma análise de cada coleção selecionada, entendendo que a linguagem está totalmente relacionada ao social e que o discurso não é só uma forma de representação do contexto social-histórico, mas que também, segundo Maingueneau (2011), é uma forma de ação sobre o outro. A pesquisa está em fase de organização da fundamentação teórica e análise inicial do corpus. Dessa forma, serão apresentados os resultados parciais.

PALAVRAS-CHAVE: Identidades; livro didático; espanhol; Análise do Discurso.


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