O GÊNERO TEXTUAL FANFICTION COMO FERRAMENTA DE ENSINO

Adriana Virtuoso Campos

Resumo


O presente trabalho apresenta a etapa inicial de elaboração da dissertação do curso de Mestrado em Estudos da Linguagem na Universidade Federal Fluminense sob a orientação da Profª. Drª. Edila Vianna da Silva. O ensino de língua portuguesa de qualidade aliado ao  uso de novas tecnologias, deve estar fundamentado nos gêneros textuais e voltado para o uso, conforme recomendação da versão preliminar da Base Nacional Comum Curricular (2016) e outros estudos (Marcuschi, 2002; Marcuschi & Xavier, 2010)  A fanfiction (Back, 2006, 2007, 2009; Vargas, 2005, 2015) é um fenômeno contemporâneo que vem demonstrando ser atrativo ao público jovem, os quais acessam este gênero por meio de suporte digital. Este artigo pretende, a partir da revisão teórica, propor atividade com o gênero fanfiction e posteriormente, nas próximas etapas da pesquisa, será aplicada em sala de aula com alunos dos anos finais do ensino fundamental.. Selecionamos uma atividade a qual utiliza como procedimento metodológico a retextualização, conforme Marcuschi(2010) e Dell’Isola(2007). A atividade proposta procurou representar os eixos integrantes do currículo do ensino de língua portuguesa: leitura, produção textual, conhecimentos linguísticos e oralidade.

PALAVRAS-CHAVE: fanfiction, gênero textual, ensino, retextualização


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