LÚCIO CARDOSO E NELSON RODRIGUES: FICÇÕES DA DESAGREGAÇÃO

Frederico van Erven Cabala

Resumo


Este trabalho se propõe a realizar uma leitura aproximativa entre os universos ficcionais dos escritores Lúcio Cardoso e Nelson Rodrigues. Por meio da análise em paralelo do romance Crônica da casa assassinada (1959) e do texto dramatúrgico Toda nudez será castigada (1965), procuraremos evidenciar as distintas maneiras com que os autores operam para abordar uma questão em comum: a desagregação de núcleos familiares por meio de elementos internos dos próprios grupos parentais. Examinaremos os expedientes discursivos pelos quais se constroem os dois textos: a miríade de cartas, diários, confissões, testemunhos e memórias a partir da qual se estrutura o romance de linguagem vagarosa de Lúcio Cardoso e a fita cassete com a gravação em voz da personagem Geni na peça de ritmo ágil e entrecortado de Nelson Rodrigues. Nessa perspectiva, veremos como, nas duas obras, as enunciações a posteriori ou póstumas revelam a condição da incomunicabilidade das personagens mesmo em meio a uma profusão de vozes. Além disso, temos o intuito de vislumbrar de que modo os mundos narrados apontam para direções aparentemente opostas: o ambiente rural do interior mineiro em Crônica da casa assassinada e a metrópole agitada revestida de tintas modernas em Toda nudez será castigada. Mais do que espaços contrários, esperamos demonstrar como esses diferentes universos, entretanto, podem ser compreendidos em integração, como um continuum de hábitos culturais que não se modificam, apesar da progressiva urbanização do país. Nesse ponto, esperamos estabelecer criticamente um diálogo entre as obras e os pensamentos de Gilberto Freyre e Roberto DaMatta.

Texto completo:

PDF

Referências


ASSOUN, Paul-Laurent. O freudismo. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1991.

BATAILLE, Georges. O erotismo. Belo Horizonte: Autêntica, 2017.

CANDIDO, Antonio. Prefácio. In: MICELI, Sergio. Intelectuais e classe dirigente no Brasil (1920-1945). São Paulo/Rio de Janeiro: Difusão Editorial, 1979.

______. Literatura e subdesenvolvimento. In: A educação pela noite e outros ensaios. São Paulo: Ática, 1989.

CARDOSO, Lúcio. Crônica da casa assassinada. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2000.

____. Diários. Editados por Ésio Macedo Ribeiro. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2012.

FREUD, Sigmund. Totem e tabu: algumas correspondências entre a vida psíquica dos selvagens e a dos neuróticos. Tradução de Renato Zwick. Porto Alegre-RS: L&PM, 2013.

LÉVI-STRAUSS, Claude. As estruturas elementares do parentesco. Petrópolis: Vozes, 2012.

PEREIRA, Victor Hugo Adler. Nelson Rodrigues, o freudismo e o carnaval nos teatros modernos. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2012.

ROCHA, João Cezar de Castro. Crítica literária: em busca do tempo perdido?. Chapecó: Argos, 2011.

RODRIGUES, Nelson. Teatro completo. Organização e prefácio de Sábato Magaldi. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1994.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.